Campo Belo, MG, 29 de Março de 2024

Artigos

CÉLULAS

Batalha Espiritual no contexto da célula


Introdução

Hoje vamos estudar sobre a missão de nossa célula no contexto da batalha espiritual.

Em uma guerra, existem trincheiras de resistência contra o inimigo, e nossa célula é uma destas trincheiras, estamos ganhando almas para Cristo através de nossa célula, por isso o diabo odeia nossa célula e fará tudo para destruí-la.

Se você ainda não se inteirou de que nossa célula, está envolvida numa batalha, veja os pontos abaixo.

I- Batalha espiritual no evangelismo

Quando nossa célula pratica o evangelismo, tenta ganhar alguma pessoa para cristo, neste exato momento nossa célula está em pleno exercício da guerra.

II Cor. 4:4 diz: Quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

O texto diz que o diabo cegou o entendimento das pessoas para não se converterem, quando pregamos o evangelho, há uma luta espiritual, para que as pessoas não se convertam. Se nossa célula não está conseguindo ganhar pessoas para Cristo, é porque estamos debaixo de uma batalha espiritual, pois o inimigo esta prendendo as pessoas para não se converterem e virem à célula. No livro do Profeta Isaias, vemos que as pessoas são aprisionadas e é

necessário orarmos,entrarmos no mundo espiritual e darmos ordem para soltar. Isaias 63:4 - Direi ao Norte: entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra...

Analisando a nossa célula:

 

II- Batalha espiritual geográfico

A nossa célula na verdade é uma agência de Deus plantada no pátio do inferno, vamos analisar um pouco sobre isto: onde acontecem os divórcios? Nas casas. Onde famílias são destruídas? Nas casas. Onde acontecem os homicídios? Nas casas. Onde as pessoas são mais decepcionadas? Nas casas.

Onde acontecem as reuniões de células? Nas casas.

A família é a célula mater da sociedade, o mundo é feito de famílias, conserte as famílias e consertarás o mundo.

O diabo age é dentro das casas, tudo começa dentro de casa, e é justamente onde nossa célula está indo, onde estão os problemas.

Quantas famílias têm testemunhado benção depois que começaram a receber células, em suas casas.

O diabo age por região, ele é colocado por satanás para agir em determinados bairros e não pode sair daquele lugar.

A base bíblica para entendermos isto, está em Marcos 5:10, os demônios ao serem expulsos do corpo do gadareno, fizeram um pedido a Jesus; E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora daquela provincia.

Isto deixa claro que ele tem um espaço territorial para agir, este espaço vai desde ruas, bairros, cidades, estados, naçoes e continentes, depende da graduação do demonio, se ele é: um principado, potestade, ou outro.

Pergunta

 

III- Batalha espiritual no crescimento individual

Para crescermos na fé, existe uma batalha espiritual, Jesus após ser batizado, enfrentou esta batalha, tão logo ele foi batizado, o diabo veio tentá-lo. Mateus 4.

Da mesma forma, isto ocorre com todos nós, assim que tomamos uma decisão por Jesus, vem a tentação do inimigo sobre a nossa vida, para nos afastar de Deus.

Ai entra a célula como um ambiente em que as pessoas crescem espiritualmente, somos edificados na palavra, somos cuidados, fortalecidos e firmados na nossa fé.

Encontramos na célula um ambiente seguro, um ambiente espiritual, um ambiente onde podemos nos fortalecer, para lutarmos contra os demônios que tentam nos afastar de Deus.

Analisando a nossa célula:

Pergunta

IV- Retaliações do diabo contra nossa célula

A maior ameaça para o diabo nesta cidade se chama célula, pois ela está no fronte da guerra.

Sabendo disto o diabo odeia nossa célula, ele quer destruí-la.

Quando uma célula pode ser destruída pelo diabo:

1º. Quando os membros e o líder perdem a visão da reunião, ou seja, ao invés da célula se reunir para tratar das coisas espirituais, e edificar a pessoas na palavra, eles passam a reunir-se para fazer fofoca e falar da vida alheia.

2º. Quando o líder e os membros da célula, não se preocupam mais com trazer novas pessoas para a reunião a fim de ganhá-las para Jesus.

3º. Quando somos enganados pelo sentimento de comodismo na célula e não queremos multiplicá-la, a célula se incha e as casas não cabem mais o número de pessoas e ai muitos começa a desistir das reuniões.

Lembro-me do dia em que fomos a uma reunião de célula e o dono da casa disse assim: "Se Deus quiser hoje não vai vir aquele tanto de gente que veio a semana passada, pois senão minha casa não vai caber."

Célula não é templo, não é lugar de ajuntar dezenas de pessoas, assim que uma célula completar o número de 15 pessoas ela deve se multiplicar.

Caso isto não aconteça, ela começa a perder campo na batalha espiritual para satanás.

Pois o grupo grande cresce menos que o grupo pequeno, grupo grande mobiliza menos que o grupo pequeno, no grupo grande se aprende menos que no grupo pequeno, grupo grande se interage menos que o grupo pequeno.

Afinal, se a visão fosse reunir em grupo grande, não haveria necessidade de célula, pois nosso templo Sede cabe 2000 pessoas.

Precisamos pagar o preço de abrir mão do conforto, da amizade, para a multiplicação da célula.

4º. Quando ninguém se interessa em ser líder.

Quando Jesus libertou o gadareno, da legião de demônios, Jesus lhe disse: ... vá para tua casa, para os teus e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez... Marcos 5:19.

Ele foi liberto para se tornar um missionário e ganhar almas para Jesus, o desejo de Deus é que todos nós nos tornemos um líder missionário, que se disponha a fazer a escola de lideres e nos tornamos lideres na próxima multiplicação.

Pergunta:

Conclusão

Diante de tudo o que ouvimos hoje o que vamos fazer?

Nossa célula tem um auxiliar sendo preparado para assumir a multiplicação?

Nosso auxiliar já tem escola de líderes?

Momento de Oração

- Ore para que Deus nos dê discernimento diante das ciladas do inimigo.

- Ore pelo Projeto Força para Viver.

- Ore por um avivamento nas nossas células.

: Analisando as 4 colocações acima, uma por uma, que medidas precisamos tomar hoje com a nossa célula?: Então que medidas vamos tomar? Baseado no texto acima que diz que a célula é um ambiente de crescimento espiritual, edificação, fortalecimento e cuidado pelas pessoas, em que área nossa célula precisa melhorar? : Analisando a cidade de Formiga, na sua opinião, quais são os tipos de demônios que mais atuam para destruirem as familias desta cidade? Nós estamos preocupados em envagelizar pessoas e trazé-las para célula ?

www.ibvb.com.br

Texto de:

Pr. Daniel Martins

Pastor Daniel e Pra. Juliana